Marque sua consulta
Atendimento 24 horas

Procure no site

A Clínica

A clínica CEO realiza uma média de 3.000 cirurgias ortopédicas e traumatologicas a cada ano. Possui especialistas renomados em todas as áreas da ortopedia. Está vinculada ao Instituto da Mão. Realiza seus procedimentos cirúrgicos no Complexo Hospitalar Santa Casa, Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus e Hospital Divina Providência.

 
Artroscopia - Lesão Meniscal PDF Imprimir E-mail

A dor no joelho é um sintoma extremamente freqüente. É uma articulação das mais complexas em termos de biomecânica, estando sempre sujeita a sofrer lesões, tanto traumáticas (acidentes e quedas) quanto degenerativas (desgaste, envelhecimento). Muitas vezes o diagnóstico dessas lesões torna-se difícil, principalmente em casos agudos. Com o desenvolvimento da artroscopia, houve uma revolução nos métodos de diagnóstico e tratamento das patologias intra articulares do joelho. A cirurgia é pouco traumática, cicatriz extremamente reduzida e recuperação mais rápida. Atualmente é utilizada para quase todos os procedimentos realizados no joelho.

O que é a artroscopia?

É um procedimento minimamente invasivo que permite a visualização e testes mecânicos de todas as estruturas intra articulares com baixa morbidade através de um aparelho chamado artroscópio. Este contém uma fibra óptica que transmite a imagem do seu joelho através de uma pequena câmera para o monitor da televisão.  A imagem da TV permite que o cirurgião examine o interior do seu joelho e determine a origem do seu problema. Durante o procedimento, o cirurgião também pode inserir instrumentos cirúrgicos através de outra pequena incisão no seu joelho para remover ou reparar os tecidos lesados.

A artroscopia do joelho foi realizada pela primeira vez nos anos 60. Com os avanços dos aparelhos e a alta resolução das câmeras, o procedimento tem se tornado cada vez mais efetivo para ambos: diagnóstico acurado e tratamento apropriado dos problemas de joelho.

Hoje em dia, a artroscopia é um dos mais comuns procedimentos ortopédicos cujo objetivo é o retorno do paciente o mais rápido possível as suas atividades normais.

Artroscopia - Lesão Meniscal

Lesão meniscal

Pela sua função de estabilidade, absorção de impacto, lubrificação e transmissão de cargas, os meniscos íntegros são de fundamental importância em praticamente todas as atividades da vida diária. Seu mecanismo de trauma associa-se a mudanças rápidas de direção ou entorses que evoluam com derrame articular imediato e dor. O paciente pode também evoluir com bloqueio do joelho nos dias subseqüentes. Muitos são os sinais e sintomas que o médico dispõem para chegar ao diagnóstico das lesões.

O tratamento inicial pode ser conservador (sem cirurgia). Isso varia em função do tipo de lesão, idade do paciente, lesões associadas e os sintomas apresentados. A artroscopia nos permite remover a lesão através de uma meniscectomia (retirada do menisco) parcial ou total (raramente necessária). Outra opção e a sutura (costura) da zona lesada. Esta opção pode ser realizada quando a lesão é recente (menos de 3 semanas) e em uma zona periférica que chamamos de zona vascular.

Artroscopia - Lesão Meniscal

Decidindo sobre a cirurgia

Seu cirurgião ortopédico analisará os resultados de seus exames e juntamente com você, discutirá se a artroscopia será o melhor método para o tratamento do seu joelho.

Todos os riscos da sua cirurgia (mínimos) serão explicados assim como possíveis complicações pós operatórias.

Preparando-se para a Cirurgia

Se a artroscopia foi o método de escolha para o tratamento de sua patologia, pode-se pedir a você que faça uma revisão completa com seu médico clínico antes da cirurgia para avaliar sua saúde e descartar quaisquer condições que possam interferir na sua cirurgia (avaliação pré operatória).

Informe ao seu médico todas as  medicações que você esteja tomando e você será informado sobre qual medicação deverá parar de tomar antes da cirurgia.

Exames de sangue e eletrocardiograma, podem ser pedidos pelo cirurgião ortopédico quando necessário.

Sua Artroscopia do Joelho

Quase todas as cirurgias artroscópicas de joelho podem ser realizadas de forma ambulatorial (paciente retorna para casa no mesmo dia da cirurgia ou na manhã seguinte).

Uma secretária lhe informará todos os detalhes específicos da sua cirurgia como horário de sua chegada ao hospital e demais dúvidas que persistam..

A artroscopia pode ser realizada com anestesia regional ou geral. Mesmo nas anestesias regionais você pode optar por dormir durante a cirurgia. Os anestesistas ajudarão você a determinar qual será a melhor para você.

Se você receber anestesia regional, você poderá assistir à cirurgia pela tela da TV, evidentemente se você quiser.

O cirurgião ortopédico fará duas pequenas incisões no seu joelho de cerca de 4 mm (uma em cada lado do joelho). Então será introduzido o artroscópio para diagnosticar apropriadamente seu problema, usando a imagem da TV como guia. Se algum procedimento for necessário, o cirurgião poderá usar uma variedade de pequenos instrumentos cirúrgicos (por ex., tesouras, lâminas motorizadas ou lasers) através da outra incisão. Esta parte da cirurgia normalmente dura 45 minutos a 1 hora.

Artroscopia - Lesão Meniscal

Na conclusão da cirurgia, fecham-se as incisões com um ponto em cada orifício e os cobre-se com uma atadura.

Você será encaminhado a uma sala de recuperação anestésica. Após recuperar a mobilidade das pernas você estará apto a ir para o seu quarto ou em alguns casos diretamente para sua casa.

Vantagens da artroscopia

Além do ganho  estético (não existem cortes e sim incisões), a grande vantagem dos procedimentos artroscópicos é a sua especificidade, ou seja, atua-se somente no tecido lesionado. Em uma lesão meniscal que da forma tradicional (com corte no joelho) retirava-se quase que a totalidade do menisco, através da artroscopia retira-se somente o fragmento lesionado, permanecendo o restante do menisco cumprindo a sua função no pós operatório de forma normal. Esse procedimento permite uma reabilitação precoce e retorno as atividades profissionais e físicas quase de forma imediata.

Artroscopia - Lesão Meniscal
LESÃO MENISCAL TRATADA DE FORMA ARTROSCÓPICA.
OBSERVE QUE O RESTANTE DO MENISCO PERMANECE NORMAL APÓS O PROCEDIMENTO

Sua Recuperação em Casa

A recuperação da artroscopia de joelho é muito mais rápida que a recuperação de uma cirurgia tradicional de joelho por via aberta (com cortes). Ainda assim é importante seguir cuidadosamente as orientações do seu médico após seu retorno para casa.

Cuidados: você sairá do hospital somente com um curativo no seu joelho. Você poderá removê-lo no dia seguinte, mantendo limpo somente com soro fisiológico. Você pode tomar banho, mas deve evitar água diretamente sobre as incisões. Mantenha suas incisões limpas e secas.

Seu médico verá você em seu consultório alguns dias depois da cirurgia para verificar seu progresso, revisando os achados cirúrgicos e começando o programa pós-operatório de reabilitação.

Inchaço (edema): eleve sua perna o máximo possível nos primeiros dias depois da cirurgia. Aplique gelo 3 a 4 vezes ao dia durante meia hora. Proteja a pele com um tecido fino para que o gelo não queime a sua pele.

Apoio: na maioria das cirurgias artroscópicas você pode caminhar sem ajuda de bengalas ou muletas, mas seu cirurgião ortopédico pode pedir a você que as use durante algum período. Você pode gradualmente começar a colocar seu peso sobre sua perna à medida que seu desconforto permita e assim que você recupere a força do seu joelho. Você está permitido a dirigir assim que suas habilidades lhe permitam.

Exercícios de Fortalecimento do seu Joelho: você deverá exercitar seu joelho regularmente por várias semanas após a cirurgia para fortalecer os músculos de sua perna e joelho. Um fisioterapeuta pode ajudá-lo com o programa de exercícios se o seu médico recomendar.

Medicações: Seu médico pode prescrever medicação analgésica para ajudar a aliviar desconforto decorrente da cirurgia.

Complicações: problemas do joelho incluem acúmulo de líquido ou sangue em seu joelho. Isto ocorre raramente e são mínimas assim como de fácil tratamento.

SINAIS DE ALERTA

Chame seu cirurgião ortopedista imediatamente se você sentir algo do que se segue:

  • Febre
  • Persistente calor ou rubor (vermelhidão) na volta do seu joelho
  • Persistente ou crescente dor
  • Inchaço significante em seu joelho
  • Dor crescente em seu músculo da panturrilha
  • Diminuição da respiração ou dor no peito

Expectativas após a Cirurgia Artroscópica

Apesar da artroscopia ser usada para tratar vários problemas, você pode ter alguma limitação nas atividades mesmo depois de sua recuperação. O resultado de sua cirurgia frequentemente será determinado pelo grau de lesão encontrado em seu joelho. Por exemplo, se você machucou seu joelho em corrida e a cartilagem articular na porção de descarga de peso do seu joelho foi lesionada, então talvez a recuperação não possa ser total. Você pode ser aconselhado a procurar uma nova alternativa de exercício de baixo-impacto. Um atleta profissional frequentemente possue a mesma lesão de um atleta de fim-de-semana, mas o potencial para recuperação pode ser melhorada por um super-desenvolvimento dos músculos e um trabalho de reabilitação mais potente. Exercícios físicos e reabilitação farão um importante papel no resultado final de sua artroscopia. O retorno às atividades físicas de forma intensa deve ser feito sob orientação do seu médico.

É razoável esperar que em 6 a 8 semanas você esteja capaz de ingressar na maioria de suas atividades físicas na medida em que elas não envolvam sobrecarga de impacto significante. Manobras em rotação podem ser proibidas por mais tempo. Se o seu trabalho envolve trabalho pesado, como  trabalhar em construção ou subindo e descendo escadas, você pode necessitar mais tempo para retornar ao trabalho que se você tivesse um trabalho sedentário.

Esperamos ter-lhes esclarecido de forma simples e ilustrativa todos os procedimentos realizados pela artroscopia. Qualquer dúvida maior procure o seu médico ortopedista.

 

 

Rua Leopoldo Bier, 825 - Sala 301 - Santana - Porto Alegre/RS - Fones (51) 3023 6600 - 3217 2390
By IdeiaClic