Cuide bem do seu joelho

Cuide bem do seu joelho

Muitas pessoas negligenciam os cuidados com as suas articulações, principalmente seus joelhos. Queixas em relação aos joelhos são a causa mais comum em consultórios ortopédicos. Por serem articulações sustentadoras de carga, estes podem lesionar-se sem um episódio traumático evidente. Geralmente a procura por auxílio profissional dá-se pela presença de desconforto, dor ou impotência funcional. A articulação do joelho é, do ponto de vista anatômico, extremamente complexa. É a maior do corpo humano e também a mais vulnerável devido a localização superficial. São poucas as estruturas que o protegem. O número de pessoas com lesões nos joelho vem aumentando anualmente, sendo estas também, cada vez mais complexas. As lesões traumáticas mais comuns são as meniscais, ligamentares e condrais.

Os meniscos são estruturas semi circulares em forma de meia lua, formadas de fibrocartilagem e localizadas na superfície articular entre o fêmur e a tíbia. São essenciais para a estabilidade, amortecimento e lubrificação da articulação. Os ligamentos são responsáveis pela estabilização articular. São dois intra articulares (cruzado anterior e cruzado posterior) e dois extra articulares (colateral medial e colatera lateral).

Um joelho saudável é aquele em que os componentes ósseos deslizam suavemente um sobre o outro através da cartilagem, enquanto ligamentos, tendões e músculos mantêm a articulação alinhada, forte e saudável. O discurso de ter uma vida saudável está na moda, entretanto as conseqüências das atividades para consegui-la tem feito com que as pessoas lesionem-se bem mais frequentemente. A distância entre o saudável e o patológico, em algumas circunstâncias, é muito pequena. O segredo está em uma orientação adequada, realizada por profissionais capacitados. Dessa forma você irá aumentar a vida útil do seu joelho.

Eis os seis mandamentos para preservar os joelhos:

  • praticar esportes regularmente
  • fazer alongamentos antes e depois da atividade física
  • usar tênis adequados por tempo adequado
  • treinar em superfícies apropriadas a cada modalidade
  • não ultrapassar os limites do corpo
  • se sentir dores, procurar o médico

Leave a Reply

Your email address will not be published.